back button BACK TO NEWS

Arte, cultura, governo e ciência se unem para a Amazônia

Uma parceria entre Coldplay, Global Citizen, Re:wild e o governo do Pará no Brasil resulta em uma nova área protegida e um público mobilizado

By Rodrigo Medeiros on May 03, 2023   duration

Scroll to the top

Há uma certa magia que tomou conta do meu país natal, o Brasil, nos últimos meses, e é a combinação de um orgulho profundo sobre nossa incrível floresta amazônica e a esperança para o futuro de nosso planeta sob nova liderança, tudo isso com a trilha sonora de um aliado internacional: a banda de rock britânica Coldplay.

Tive a sorte de participar de dois dos 11 concertos da série que o Coldplay fez no Brasil nesta primavera, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro (a turnê também incluiu Curitiba). Eles sabem como proporcionar uma experiência única e eu não conheço uma única pessoa que não tenha ficado impressionada com seus shows. Mas a turnê deles foi ainda mais significativa para mim, para os parceiros brasileiros da Re:wild e para qualquer pessoa que se preocupe com o futuro da vida no planeta.

A banda não só tinha o objetivo de ser sustentável e plantar uma árvore para cada ingresso vendido, mas em cada local eles criaram espaços para que as organizações locais interagissem com o público. Isto incluiu a Re:wild e nossos parceiros locais, a Rede Brasilia Pró Unidades de Conservação (Rede Pró-UC) e o Menos 1 Lixo, que tiveram a rara oportunidade de conversar com centenas de fãs sobre a Amazônia e o que podem fazer para ajudar a protegê-la.

Nosso relacionamento com o Coldplay começou em 2021, quando fizemos uma parceria com a Global Citizen para incentivar os governadores dos estados brasileiros da Amazônia a se comprometerem com a criação de novas áreas protegidas. O Coldplay juntou-se a essa campanha e tornou-se embaixador para promover ativamente essa causa, apelando para que os governadores se comprometessem publicamente. Este foi um momento particularmente sensível para o Brasil, um momento em que as áreas protegidas estavam sob ameaça. E vários governadores assumiram compromissos, incluindo o primeiro governador a se manifestar e tornar esse compromisso público - o governador do Pará, Hélder Barbalho.

Brazilian Amazon (Photo by João Paulo Krajewski)

Barbalho cumpriu sua palavra e logo após o anúncio do compromisso no festival Global Citizen em Nova York, em setembro daquele ano, anunciou a criação de uma nova área protegida, o Refúgio de Vida Silvestre de São Benedito. O estado do Pará havia experimentado os maiores índices de desmatamento da Amazônia na última década, como resultado da expansão da fronteira agrícola (pecuária e grãos), apesar de sua localização em uma das regiões mais biodiversas da Amazônia.

Esta foi a única nova área protegida criada durante os quatro anos em que a antiga administração presidencial esteve no poder, sublinhando a extensão do desafio e também o impacto desta campanha.

Avançando para março deste ano, Hélder Barbalho e sua família participaram de um dos concertos do Coldplay em São Paulo a convite da banda como agradecimento por seus esforços para proteger a Amazônia. Você pode imaginar quanta crítica ele enfrentou durante a última administração orrido criado esta área protegida.

Nosso trabalho em conjunto não termina aqui. Pudemos nos reunir recentemente com o governador, que assumiu novos compromissos para a região sul da Amazônia brasileira nos próximos meses, incluindo a criação de um posto avançado para conter o desmatamento e a expansão e o fortalecimento de uma rede de áreas protegidas. Estamos trabalhando com nossos parceiros locais para garantir a proteção de um grande corredor de áreas protegidas na região, que irá proteger mais de 16 milhões de acres de Floresta Amazônica, tendo Barbalho como líder nestes esforços críticos. Essa excelente notícia será novamente anunciada pelo governador no palco do evento Global Citizen Now, em abril deste ano. Barbalho também está se preparando para sediar a 30a. edição da Conferência das Partes (COP) da Convenção do Clima da ONJ no Pará em 2025.

Todos esses esforços - com Global Citizen, Coldplay, Barbalho e nossos parceiros locais - significam esperança para a Amazônia e para as pessoas que vivem lá e para o planeta. Eles também reforçam como a combinação de cultura, música e conservação pode realmente fazer uma grande diferença. Os brasileiros amam a música e a arte e, ao juntá-las à conservação, pudemos inspirar mais pessoas a agir.

Estamos ansiosos agora para continuar esta bela história para proteger a Amazônia (e suas próprias harmonias!), que é sem dúvida um dos lugares mais especiais da Terra.

About the author

Rodrigo Medeiros

Rodrigo is Re:wild's senior Brazil associate. He is a global leader in the field of sustainable development, climate change, policy and environmental governance having worked extensively in conservation projects in Brazil, Africa and Latin America.

Scroll to the top

Related News and Other Stories

What happens to wildlife during an eclipse?

By on April 03, 2024

What happens to wildlife during an eclipse?

READ MORE
Listening and looking for a ghostly messenger

By Katie Doke Sawatzky on March 25, 2024

Listening and looking for a ghostly messenger

READ MORE